Manaus (dias 1 a 5)
23 de Outubro (dia 5)
Acordar - Café da Manhã (não sabem o que é Peq Almoço) - Net para escrever isto.
Após quase 3 dias completos em Manaus já começo com o formigueiro de seguir viagem.
Até aqui tem sido apenas perceber o ambiente e entrar no esquema.
Mas começando do início:
19 de Outubro (Dia 1)
Viagem óptima até Fortaleza. Chegada às 19:30 (menos 4 h que Lx).
Ligação para Manaus às 20:30 com chegada às 2 da manha, nada aconselhável para quem vai ainda à procura de hotel. Assim foi dormir no Aeroporto de Fortaleza para apanhar avião às 8:30h. O único senão foram aquelas cadeiras!!!!!!! Não dava para arrajar posição. Fui dormindo às meias horas, era o tempo de começarem a doer as costas na nova posição.
Aproveitei ainda para trabalhar para a FBO, numa coisa que tinha ficado pendente: Lamas (não me perguntem que eu não explico...)
20 de Outubro (Dia 2)
Chegada ao aeroporto 11:30 (menos 5 h que Lx).
Umas voltas no aeroporto para trocar $$$ perceber o esquema (todos os locais têm o seu esquema e manhas próprias, quando se viaja sozinho temos que ter atenção a isso porque estamos vulneráveis a tudo), e perguntar como ir para a cidade: Taxi 50 Reais ou Ônibus local 1,8 Reais: Ônibus é claro!!!
Colou-se logo um guia turistico de biscates que se prontificou a ir aos Hoteis comigo dizendo que teria uma comissão sem me aumentarem o preço do Hotel... Tá-se... Mas deu jeito para me poupar umas voltas!! Mais uma vez trouxe coisas a mais na mochila!! Raio de peso!! Os hoteis que vi no guia e fui primeiro eram um bocado maus, até que ao quarto hotel já se podia ficar. Limpo e fresco no lobby se é que se pode chamar assim e nos quartos mas nos corredores era um autentico forno, um bafo insuportável.
Quarto - Duche (que ao fim de quase 36 horas de viagem soube a fantástico)-e Sair.
Saí para a rua. Dei uma volta pelas ruas de comércio, sujas com pessoas com má onda. Até as crianças parece que já olham para nós como se fossemos potenciais vítimas.
No hotel avisaram-me para não andar com nada à vista e não ir para a zona do porto.
Levar só uns reais no bolso, deixar carteira e máquina fotográfica no hotel e comprar água - Ir ao Porto - Tomar um Chopp gelado nas Docas cá do sítio e voltar ao hotel para dormir às 19:00, um sono de dois dias de atraso.
21 de Outubro (Dia 3)
Acordar às 10:00, 14 horas de sono!!! Fantástico!!
Café da manhã fantástico (Não sabem o que é pequeno almoço).
Ver a cidade pela manhã dá logo outra perspectiva, mais limpa e menos intimidante.
A praça do famoso Teatro de Manaus é encantadore e o Teatro Fantástico, um exemplo perfeito de Arte Nova, da época aurea da Borracha em que Manaus foi a cidade mais rica do Brasil, há mais de 100 anos.
Quase tudo neste teatro foi importado da Europa (Marmores de Itália, Ferros de França, telhas de Portugal etc) e o que não foi importado da Europa, como as madeiras, foi enviado para lá para receber tratamento e voltar.
Impunha-se uma visita ao Teatro que por dentro faz lembrar o São Carlos.
Durante a visita estavam ensaios para um concerto de Bach para 2 e 4 Pianos. Não vou perder isto concerteza que melhor forma de conhecer uma sala de espectáculos do que ir assistir nela uma das minhas peças de música favoritas. Grande Sorte!!!
Almoço vegetariano - Hotel - Net - e Porto desta vez com máquina fotográfica!
Nas Docas fiz umas perguntas a um cara muito simples que lá estava que me foi explicando como funcionavam os barcos. Oferecidas umas cervejas e já tinha um guia para me levar às zonas da baixa, menos seguras de Manaus.
Levou-me ao Porto onde negociei um barco taxi para o dia seguinte 3h por 150 Reais!!! Estou a ser roubado!!!
Mercado Municipal um outro exemplo perfeito de Arte Nova onde encontrei uma "patrícia" que ao fim de tantos anos ainda não tem soteque brasileiro.
Mas à noite é tudo menos aconselhável andar por ali (segundo os do hotel) mas com o meu guia fomos andando por entre bares e tabernas, por isso entramos numa taberna, uma mesmo bera, onde lhe ofereci mais um chopp. Já me estava a convidar para ir à zona dos suburbios onde mora e até ficar com a família e tudo. É o ficas!!! Despedi-me dele agradeci e segui.
Toda a gente anda com sacos de plástico de supermercado na rua, assim um truque para não chamar a atenção é andar com a Maq. fot. num saco de plástico de supermercado (uma sacola) com uma garrafa de água lá dentro bem visível para eliminar todos os riscos de assalto. Ninguém rouba água!!!
Entretanto chegando ao Hotel e Net tinha uma mensagem da pessoa que eu estava à espera, para me dar umas indicações e eventualmente seguir com ele numa viagem de exploração a dizer que perdeu o avião. Boa!! Entretanto no hotel disseram-me para ir antes num passeio organizado no rio que tinha menos riscos e o que me convenceu foi o preço 70 reais (em vez dos 150) agora, 6horas no rio (em vez de 3) e com almoço. Ia mesmo ser roubado!!!
Entretanto neste dia começavam as festas de Manaus chamadas de BoiManaus, no sambodromo, tipo carnaval mas sem máscaras, que entretanto tinha transporte gratuito e um camarote para turistas à borla. Chegado lá foi uma hora para ver como era, tirar fotos e vir embora ao fim de uma hora. A festa ia durar até de manhã mas não era a minha onda e estava ainda cansado. Basicamente no sambódromo vai um carro passando com uma banda em cima e uma multidão imensa atrás a dançar uma coreografia com um ritmo impressionante. Foi giro mas eu tava mesmo sem ritmo.
Ao ir para casa já estava a começar a ficar com um bocado de enfado da selva urbana. Tenho que seguir caminho, mas a tal pessoa não diz nada...
Hotel e dormir!!!
22 de Outubro (Dia 4)
Acordar cedo - café da manhã - e sair para o passeio.
O barco e a organização chamavam-se "Amazónia Explorers" mesmo para turista ver!!
Até chineses lá tinha. Praga!! tão em todo o lado!!!
Mas apesar disso valeu a pena. Foi muito agradável e no rio corre uma brisa que não existe na cidade e a vista do rio dá-nos uma perspectiva diferente da cidade. Coisas a assinalar:
-Manaus vista do rio: Muito diferente, é outra cidade;
-Postos de gasolina flutuantes para barcos (são 70.000 barcos registrados)
-O Amazonas é imenso (chega a ter nalguns sítios 40 km de largura e 100 m de profundidade)
-18km rio abaixo encontram-se os dois afluentes principais o Rio Negro e o Rio Solimões que formam o Amazonas. Eles de águas de cores muito diferentes, Negra e Amarela encontram-se e seguem paralelas sem se misturarem quase 20 km. Isto porque os dois rios têm velocidades, temperaturas e densidades muito diferentes.
-Visita a uma aldeia construída em estacas pq a diferença do nível de água entre verão e inverno é de 9 metros inundando tudo e a canoa fica o único mei de transporte.
-Um passeio numa pequena selva, à medida de turista mas em que a lição de botânica valeu bem a pena.
-Volta para a cidade.
-Hotel
-Concerto (fantástico!!!)
-Jantar no largo do Teatro, cheio de gente com uma animação fantástica.
-Hotel
-Net (sem notícias ainda do meu contacto, Ernesto). Neste caso não é "A importância de ser Ernesto" mas sim "A importância de encontrar Ernesto"
-Entretanto hoje encontrei dois tipos um no passeio de barco, que veio de porto velho e outro no hotel que ia para Porto Velho, é um sinal que tenho que seguir caminho!!!
-Amanhã sigo para Porto Velho!!! Ou vou tentar pelo menos.
Avião para cima e barco para baixo. Ir e vir de barco como estava planeado ia-me tirar muito tempo porque o rio esta muito baixo e leva masi tempo.
23 de Outubro (Dia 5 - Hoje)
-Acordar cedo
-arrumar malas
-deixar quarto
-tratar das viagens
-tratar de fazer backup das fotos em DVD para libertar espaço e Net a actualizar pela primeira vez o meu diário de viagem
-Embarco às 23:50 e o que não me está a agradar é andar à procura de hotel às 2:00 da manhã. Na volta vai ser mais uma noite agradável de cadeiras de aeroporto com a cabeça a cair para o lado e a acordar de meia em meia hora!!! Logo se vê, tenho que ir.
Já agora só para imaginarem o calor que está ´não se houve outra coisa na rua senão os locais a queixarem-se do calor. É um pouco demais!!!
Até à proxima actualização
Kisses & Hugs
(a continuar...)
1 Comments:
ao longo de sua narrativa poderia ser um pouco menos arduo e pejorativo em certos comentários principalmente, no que diz respeito aos costumes,comportamentos e na culinária de nossa gente. Embasado nos estudos das sociedades tribais,acho eu,que poderias ser de fato mais ético, estarei lhe acompanhando nas suas próximas viagens.
Post a Comment
<< Home