Amazónia POST

Olá!!! até 18 de Novembro estarei por aqui. Se der vou colocando News e Fotos. Como me disse recentemente (e com razão) um amigo meu "A viagem mais importante que se pode fazer é encontrar amizades pelo caminho". A essas deixo aqui o meu contacto. Kisses & Hugs P.S. Alguns dos textos poderei também por no meu outro blog: http://www.cronicasfm.blogspot.com

Saturday, June 22, 2013

São Gabriel, última paragem (dias 28 e 29)

Chegada a São Gabriel,
Parámos 25 km abaixo porque as rochas não nos deixam subir mais.
-Táxi para a cidade-
-Hotel sobre a praia (do Rio).

Vou ficar aqui os próximos dois dias e no terceiro dia parto para Lisboa.
Para chegar aqui fiz mais de 1000 km de barco, Rio Negro acima, desde Manaus.
Uma viagem que recomendo. Ir a Manaus não é conhecer a Amazónia. Conhecer a Amazónia é conhecer as populações, viver com elas, partilhar a mesa e não esperar muitos luxos. Sem isso não se conhece este local, tão diferente daquilo que nós romanticamente imaginamos. A voltinha do turista que nos vendem em Manaus é mesmo só para turista, uma fabricação que vai de encontro ao tal imaginário que nós fazemos. A realidade é bem outra. São índios que se vestem como nós, de uma forma mais simples claro, mas a história da tanguinha já era!!! Aqueles que não se misturam mantêm ainda a decência da sua cultura, outros pela influência da suposta civilização estão meios perdidos no meio da pobreza e da cachaça.
Uma outra vertente e que ninguém fala é a integração dos índios que adoptaram o nossos sistema de vida nas aldeias. A esses chamam caboclos, alguns com mistura mas a maiorias das aldeias por aqui a grande maiorias das pessoas tem feições puras de índio, no entanto são pessoas como nós. A genuinidade, bom fundo e simplicidade de vida desses antigos índios e modernos habitantes das aldeias, está bem patente na forma como nos recebem e no prazer que mostram em nos receber. Podem ter pouco mas o que têm é para partilhar com prazer.
O facto de ter conhecido o Ernesto e ter ido com ele permitiu-me conhecer de perto uma das poucas tribos que ainda não foi assimilada pela sociedade ocidental e que mantém a maioria dos costumes antigos. Não esperava tanto desta viagem.

Assim parto realizado, consegui uma experiência de vida que superou as minhas expectativas e aconselho a quando saírem de férias, saírem dos hotéis e resorts para conhecer realmente as pessoas dos locais que visitam senão só podem dizer que conhecem as paisagens e não o verdadeiro local.

Até Sábado e obrigado a quem se deu ao trabalho de me acompanhar nesta viagem através deste Blog.

Kisses & Hugs.

Estes dois últimos dias já só serão actualizados em Lisboa e aí já com todas as fotografias que pretendo colocar aqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home